segunda-feira, novembro 12, 2007

Xavier, 12.11

A semana passada foi bastante difícil para o Xavier.
No dia 31/10, esteve em Itacuruçá, quando pregou um notável sermão. Quem quiser pode vê-lop/ouvi-lo em www.itacuruca.org.br (clicando em CULTOS ANTERIORES).
Alguns dias depois começou a passar mal. Transcrevo o comunicado emitido:

Esta tem sido uma semana mais difícil para o Pr. Xavier. Desde segunda-feira (5/11), ele tem estado em repouso, realizando poucas atividades a partir de casa. Passou a noite de quarta (7/11) para quinta-feira (8/11) sentindo dores de cólica com um episódio de vômito e novamente um quadro semelhante ao de outras vezes. Está sendo acompanhado de perto pelo Dr. Nelson e por hora está em dieta zero para não estimular mais o intestino e obter a recuperação que é desejada. Esteja orando para que o poder de Deus aja mais uma vez na sua saúde.

Falei esta manhã (12/11), com a Clenir. Xavier não foi hospitalizado, porque este não é o caso. Xavier tem melhorado. Mais uma vez, nossa oração nos põe no colo do mistério da vontade de Deus.


sexta-feira, outubro 12, 2007

XAVIER, 11.12

Não dá para definir a graça.
Caminhei com Xavier durante alguns minutos em volta do prédio em que mora.
Está com um quilo a mais, porque se alimenta melhor.
Não sente dor.
Está pregando.
Faz planos.
Sua esposa voltou a trabalhar.
Sua casa voltou à normalidade.
Continua com a sua vida nas mãos de Deus.
A minha/sua também não está?
Graça é graça.

segunda-feira, outubro 01, 2007

XAVIER, 30.9

Adivinhe quem pregou pregou domingo (30/9/2007) na Igreja Batista Memorial da Tijuca?
O pr. Manoel XAVIER dos Santos Filho.

terça-feira, setembro 25, 2007

XAVIER, 24.9

Preciso informar. Não ousarei interpretar.

Depois de alguns dias, vetado por uma gripe que me impedir de mais estar com ele, fui ao Xavier. Antes de entregar em sua casa, o coração, sabedor que estava bem, se perguntava e se agitava: como estará ele? mais fraco?
Entrei. Estava na mesma cadeira, na sala, onde o deixara alguns dias antes. Um amigo comum, de sua adolescência e minha juventude, já estava. Xavier estava do mesmo jeito, com a mesma força.
Conversamos longamente, todos ávidos para falar, ele também. No meio da tertúlia, pediu para ir ao banheiro. Levantou-se, foi e voltou, sozinho e sem ajuda.
Ele está se alimentando, bem pouquinho, é verdade. Está se hidratando permanentemente.
No dia 25, iria ao médico tirar os pontos. A previsão é que isto não fosse necessário... Vocês me entendem? No entanto, isto se tornou necessário.
Eu lhe perguntei por sua rotina. Não tinha. Já começa a ter. Acorda, toma café, lê.
Continua nas mãos de Deus com uma única expectativa: a glória de Deus.
Até aqui ao Xavier ajudou o Senhor!
Que mais posso dizer?
Eu lhes voltarei. Ao Xavier e a vocês.

quarta-feira, setembro 19, 2007

MENSAGEM DE XAVIER (19.9.2007)

Queridas Ovelhas Virtuais, líderes e amigos

"Por isso Deus O exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Fp.2.9-11)

"Aprendi o segredo de viver CONTENTE em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquEle que me fortalece" (Fp.4.12b-13)

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!!" (Fp.4.4)

"Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O SENHOR FEZ COISAS GRANDIOSAS POR ESTE POVO". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres"

Achei que a minha palavra de segunda feira passada seria a última que lhes enviaria. Penso que formalmente foi, mas quero estar livre para compartilhar as coisas "grandes e ocultas" que o Senhor for me revelando ao longo deste processo.

Como vocês sabem, em meio a tudo o que já estamos vivendo, fomos surpreendidos com uma internação hospitalar do Filipe, pois começou inexplicavelmente a urinar sangue. Os médicos ainda não encontraram a causa, mas estão investigando. Em certo momento, enquanto chorava, impotente, pois não conseguia estar ao lado do meu querido filho nesta hora, eu disse: "- Deus, não tem problema que estas coisas aconteçam comigo, mas não com o meu filho". Eu estava muito triste, chorando nos ombros da Clenir, enquanto o Paulo Mineiro e a minha cunhada procuravam um lugar para interná-lo. Como internar um garoto de 15 anos em um hospital para adultos que não recebem adolescentes, ou num hospital de pediatria, um adolescentes com 1,84cm. Mas Deus providenciou um lugar, quebrando as regras.

Lembrei-me também da nossa luta, e mui especialmente, da Clenir, que enquanto eu estava no hospital, tinha que se dividir, embora muito bem amparada por minha cunhada, Regina, meu amigo Jimmy, e vários irmãos da igreja, tinha que se dividir entre o hospital São Lucas e a atenção à mãe dela que está com Alzeimer.

A Clenir chegou em casa ontem à noite, exausta, depois de passar a noite anterior e o dia inteiro de ontem no hospital com o Filipe e praticamente foi direto para a cama. Porém, acordamos às 2 da manhã e começamos a conversar e ela me disse coisas muito preciosas que Deus estava falando com ela, a respeito de tudo o que está acontecendo (ela irá escrever sobre isto), e que foram sendo confirmadas em meu coração.

A coisa principal é que ela disse que, de alguma forma, nós temos zombado da morte, como Paulo também o fez, ao perguntar, de modo irônico, à semelhança de Elias desafiando os profetas de Baal: _ "Onde está ó morte, o teu aguilhão???". Ou seja, você, não tem a última palavra. A última palavra é de Deus, é da ressurreição. ALELUIA!!! Consequentemente estamos zombando de Satanás. Pois, pela graça de Deus, e não por sermos especiais, não por nossas personalidades, etc..., mas somente pela graça de Deus, temos continuado a confiar, a descansar.

Meu grande amigo, pastor Marcilio, ao nos visitar ontem, disse que, ao entrar num hospital, leu em uma placa: "O IMPORTANTE NÃO É COMPREENDER, E SIM CONFIAR". No meu coração eu disse. É isto mesmo. É isto que estamos vivendo. A Clenir se lembrou que um dos grandes problemas, que inclusive levou os amigos de Jó a pecar, foi que eles estavam tentando entender. O próprio Jó, em dado momento também incorreu neste erro, até chegar ao ponto de se render e descansar completamente em Deus. Foi a primeira lição que aprendemos sobre a internação do Filipe. O caminho é o mesmo. CONFIAR. Confiar em Deus. À vocês, que são minhas ovelhas, líderes e amigos, digo que não tentem compreender, mas CONFIEM!!!!
Mas Deus queria que fôssemos um pouco mais adiante. Ele não queria que tão somente confiássemos, mas queria algo que aos olhos e ouvidos humanos é impossível, diante de tudo o que está acontecendo. Ele quer que nos ALEGREMOS. Que o exaltemos, apesar de todas as coisas. Mesmo em meio às lágrimas, como cantamos e nos emocionamos. Entendi, porque Ele requereu de nós aquele culto de sábado, o qual foi para nós também inesquecível. Na verdade não foi um culto de despedida, mas um culto de ALEGRIA, de exaltação, de adoração, de louvor. É isto que tem feito que Satanás fique tão perturbado, tão incomodado. Porque continuaremos a nos alegrar, apesar de mais esta paulada, de ver o nosso filho internado, deixando os médicos perplexos num primeiro momento. Mas, por favor!!!!!!!!!!! Não percam o foco. Isto não tem nada a ver com o fato de sermos pessoas fortes, especiais, etc,etc,etc...Mas tem a ver com o fato de que "a alegria do Senhor é a nossa força". Muito antes de nós, Habacuque já experimentara isto ao dizer: "...ainda assim, me alegrarei no Senhor". Isto é padrão para todos nós. Não é uma exceção!!! É para você que está começando o seu dia hoje!!! É para mim que daqui a pouco vou ao hospital para ver o Filipe. Para a Clenir, o Fábio, a Luana. Todos nós.
Deus tem nos falado que a verdadeira guerra espiritual, se é que estamos usando o termo corretamente, não se dá no terreno da demonstração do poder de Deus, pois Satanás sabe mais do que nós, o que Deus pode fazer. Ele pode me curar. Ele pode curar o Filipe. Ele pode abrir o mar vermelho. Ele pode ressuscitar os mortos. Ele pode fazer o que quiser, quando quiser, da forma que quiser, onde quiser. Ele é o GRANDE EU SOU!!!! A verdadeira guerra espiritual portanto, não é esta. Mas é na área da adoração, da alegria, do louvor. Foi isto que Satanás tentou ao dizer, Jó vai negá-lo quando perder todas as coisas. Habacuque vai negá-lo com a perda de todas as coisas. Os seus discípulos vão negá-lo, quando começarem a perder todas as coisas, Paulo vai negá-lo, porque depois de ter realizado tanto para o Senhor, passar por tantas aflições, aparecer este espinho na carne irremovível. Lutero vai negá-lo com a perda de tantos amigos e de todo o privilégio que desfrutava no Catolicismo de seu tempo. E, no entanto, ao invés de negarem, eles afirmavam: "Para quem iremos nós, TU tens as palavras de vida eterna", escreviam hinos: "se dor a mais forte sofrer, oh, seja o que for TU me fazes saber que feliz com Jesus sempre sou"; "Se temos de perder os filhos, bens, mulher, embora a vida vá, por nós Jesus está e dar-nos-á seu Reino". O âmago desta guerra, portanto, se dá aqui.
Um dos médicos que nos acompanha e que está nos ajudando com o Filipe disse para a Clenir. Eu não ENTENDO. Vocês não acham que já foram muito testados??? É exatamente aqui que Satanás pode lançar as suas setas. Ok. Se Deus pode, então POR QUE não age por vocês? Por que não tira o espinho da carne? Por que permite aos Romanos fazerem do sofrimento dos cristãos um circo? POR QUÊ??? POR QUÊ?. Não queremos compreender. Ele nos dirá quando quiser, se quiser, da maneira que quiser. Ele não nos deve explicação. Ele é Deus. Ele é Senhor. Ele É. O que Ele vai fazer eu não sei. Mas independente de qualquer coisa. Vamos nos alegrar NELE. Vamos celebrar o nome dEle. Vamos amá-lo. Vamos continuar a evangelizar. Vamos continuar a investir em Missões. Vamos continuar a servi-lo, enquanto vida houver.
Fiquem tranqüilos!!! Não estou delirando. O meu coração está exultante. Nem eu consigo entender. Lembrei-me que um dos últimos livros que li, escrito por Martin Loyd-Jones foi "JOY UNSPEAKABLE", ou seja, GOZO INDIZÍVEL que marcou profundamente a minha vida e a minha experiência com Deus. Embora não abrace tudo o que ele diz no livro, o qual é questionado por John Stott, mas ambos concordam com o fato de que somente uma vida cheia do Espírito Santo pode produzir o AVIVAMENTO de que necessitamos. E será o avivamento da ALEGRIA. Lloyd-Jones escreve: "Isto é o que o homem faz, quando está cheio do Espírito: Ele quer adorar a Deus, ele deseja glorificá-lO, falar aos outros sobre Ele, e glorificar a Jesus em particular". Estes são os resultados de uma vida cheia do Espírito Santo. Martin Lloyd Jones conclama, e eu me junto a ele, a conclamar a todos os crentes no Brasil e no mundo, a buscarmos o AVIVAMENTO. A enfrentar a verdadeira guerra espiritual, que não é mais a demonstração do poder de Deus, mas a adoração dos verdadeiros adoradores, que adoram o Pai em espírito e verdade, mesmo que a figueira não floresça...
Tenha um ótimo dia!!!!
"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!!" (Fp.4.4)

Xavier

terça-feira, setembro 18, 2007

MENSAGENS PARA XAVIER (Adalto Amaral)

PASTOR MANOEL XAVIER DOS SANTOS FILHO

Queridos colegas e demais irmãos, “DEUS É MUITO BOM”.

Eu já tenho 58 anos e nasci num lar evangélico. Exerci a função pastoral por várias igrejas e continuo ativo em minha Igreja, mas nunca vivenciei algo tão tocante, inspirador e edificante como vivi no sábado próximo passado com o testemunho do Xavier se despedindo de alguns colegas no Hospital São Lucas.

Xavier foi desenganado pelos médicos e suas horas – humanamente falando – estão contadas, embora nos redamos a soberania de Deus e aos Seus propósitos e por Ele o quadro poderá ser mudado.

Éramos em torno de quinze colegas e Xavier falou-nos do que Deus era para sua vida, para sua família e para o seu Ministério. Recomendou-nos a continuarmos servindo ao Senhor como seus Ministros, pregar sua Palavra e exercermos até o fim o nosso pastorado.

Mesmo neste momento de despedida, ele sorria, contou-nos uma engraçada estória de dois irmãos crentes que gostavam muito de jogar bola – José e João – e ambos combinaram que o primeiro que morresse, ao chegar ao céu e se constatasse que lá poderiam continuar jogando desse um jeito de avisar ao que ficou na terra. José morreu e foi para o céu – pois era crente – e um belo dia João estava dormindo, quando ouviu a voz de José, chamando: João! João! Eu tenho duas boas notícias para te dar: Primeira. É que no céu podemos jogar e a Segunda. Você está escalado para o jogo de amanhã.

Pediu-nos que um de nós lesse todo o capítulo 15 de ecoar e que um outro colega orasse agradecendo a Deus pela a oportunidade daquela despedida e que cantássemos o hino Ruge Forte Contundente...

Após isto feito, ele falou-nos que sua dieta era zero, haja vista, seu estômago está fechado, pois solicitou ao médico que lhe permitisse comer, antes de morrer, um pequeno pedaço de chocolate e lhe foi autorizado e por gostar muito de chocolate, queria partilhar aquele momento conosco. Falou-nos que não era a ceia, nem misticismo ou coisa parecida, mas queria que comêssemos juntos pedaços de chocolate e assim o fizemos.

Um dos colegas presentes, em um breve testemunho, entre outras coisas, disse que o Xavier estava nos ensinando como um crente deve morrer e eu quero fazer minha estas palavras. Ele me ensinou a morrer. Daí facilitou sobre modo a difícil interpretação do salmista quando diz: “Quão preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos”.

Sua esposa, irmã Cleber, também nos deu um lindo testemunho de como Deus tem estado continuamente com eles.

No dia anterior, ele havia chamados os filhos e feito à despedida deles, assim como Jacó o fez e no próprio sábado à noite foi realizado o culto de gratidão ao Senhor pelo seu Ministério ali.

Por derradeiro, sua esposa, pediu-nos que nestas últimas horas de sua vida ele ficasse somente com a família.

Aleluia, Gloria a Deus pela vida do Xavier.

Continuemos colocando-o nas mãos de Deus e suplicando ao Espírito Santo o conforto para momentos tão difíceis que sua família, Igreja e todos nós seus irmãos e amigos.

Com carinho

Pastor Adalto Amaral




MENSAGEM DE XAVIER

Queridas Ovelhas Virtuais,
Não se assustem. Esta pastoral não é do além. Eu a escrevi às 21 h de domingo.
Sei que posso acordar curado, mas se isto não acontecer, acredito que talvez já possa estar com o Senhor, pois começo a me sentir fraco.

Caso esteja aqui ainda, durante os próximos dias..., de qualquer forma, esta é a minha última palavra a vocês, pois acredito que o meu último dia como seu pastor foi no sábado, quando tivemos um culto maravilhoso, onde pudemos contemplar a glória do Senhor, dando-nos uma pequenina amostra de como será no céu. Quando O veremos face a face.
Estava falando hoje à tarde com uns vizinhos, e a filha deles, de 12 anos, me disse: - "Tio, o senhor vai ficar mais perto de Deus agora não é?"
Naquele instante Deus me deu uma idéia e eu lhe disse: "Ontem, o meu cunhado e a família estavam conosco, através do msn e de uma câmara instalada no computador. Pudemos ouvir a voz deles, até ver a face..., embora eles estivessem nos Estados Unidos naquela hora; mas não podíamos abraçá-los, tocá-los."
Eu disse a ela que nosso relacionamento com Deus é mais ou menos assim. Podemos ouvi-lO, perceber a Sua presença, assim como fizemos com o meu cunhado...mas quando eles vierem, poderemos abraçá-los e tocá-los. Quando nós morremos, em Cristo, temos a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente com Ele para um relacionamento ainda mais pessoal. Foi isto que Deus fez com João através do Apocalipse. Mostrou a ele, em meio ao seu sofrimento todas as coisas que ele iria experimentar. Vou experimentar todas aquelas bênçãos.
E espero encontrar cada um de vocês lá...
Com muito carinho,
Seu pastor e amigo,

MENSAGENS PARA XAVIER (Carlos César Zeppegno)

Louvo a Deus por ser "membro" dessa turma!
PATRONO: Darci Dusilek
PARANINFO: IBA
ORADOR: Daniel de Almeida

Quanta lembrança!
Quanta saudade!
No início, éramos uns 150 "calouros" vindos de quase todos os
rincões do Brasil. De Maranhão,Bahia,Espirito Santo, Goiás, Paraiba,
Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, ...
A nossa recepção foi "calorosa".Até hoje trago na memória aquela
noite no refeitório!
Ao final do curso, éramos 72.
Uma grande perda para nós foi justamente no dia 1º de dezembro de
1978. Perdemos o José Caetano da Silva Filho (ALEGRIA). Acometido de
uma anemia profunda, necessitou receber sangue. Foi-lhe dado
sangue "errado". Resultado: o nosso alegria foi para a Glória. O seu
sepultamento foi justo no dia de nossa formatura. Teve uma formatura
especial: recebeu o diploma do Pai!
Outros membros de nossa turma tb já estão com o Senhor.
Quero deixar registrado a minha gratidão por ter pertencido a essa
turma. Gratidão por ter convivido com "XAVICO" durante esses 4 anos.
O momento é de inquietação, o momento é de dar, porém não é um
momento de desespero, pois sabemos que um dia todos nós vamos estar
juntos, na Glória!

Cesar Zeppegno

MENSAGENS PARA XAVIER (Norton Riker Lages)

GO DOWN DEATH
de James Weldon Johnson
"Weep not, weep not,
She is not dead;
She's resting in the bosom of Jesus.
Heart-broken husband--weep no more;
Grief-stricken son--weep no more;
Left-lonesome daughter--weep no more;
She's only just gone home.
Day before yesterday morning,
God was looking down from his great, high heaven,
Looking down on all his children,
And his eye fell on Sister Caroline,
Tossing on her bed of pain.
And God's big heart was touched with pity,
With the everlasting pity.
And God sat back on his throne,
And he commanded that tall, bright angel standing at
his right hand:
Call me Death!
And that tall, bright angel cried in a voice
That broke like a clap of thunder:
Call Death!--Call Death!
And the echo sounded down the streets of heaven
Till it reached away back to that shadowy place,
Where Death waits with his pale, white horses.
And Death heard the summons,
And he leaped on his fastest horse,
Pale as a sheet in the moonlight.
Up the golden street Death galloped,
And the hoofs of his horse struck fire from the gold,
But they didn't make a sound.
Up Death rode to the Great White Throne,
And waited for God's command.
And God said: Go down, Death, go down,
Go down to Savannah, Georgia,
Down in Yamacraw,
And find Sister Caroline.
She's borne the burden and heat of the day,
She's labored long in my vineyeard,
And she's tired--
She's weary--
Go down, Death, and bring her to me.
And Death didn't say a word,
But he loosed the reins on his pale, white horse,
And he clamped the spurs to his boodless sides,
And out and down he rode,
Through heaven's pearly gates,
Past suns and moons and stars;
On Death rode,
Leaving the lightning's flash behind;
Straight down he came.
While we were watching round her bed,
She turned her eyes and looked away,
She saw what we couldn't see;
She saw Old Death. She saw Old Death
Coming like a falling star.
But Death didn't frighten Sister Caroline;
He looked to her like a welcome friend.
And she whispered to us: I'm going home,
And she smiled and closed her eyes.
And Death took her up like a baby,
And she lay in his icy arms,
But she didn't feel no chill.
And Death began to ride again--
Up beyond the evening star,
Out beyond the morning star,
Into the glittering light of glory,
On to the Great White Throne,
And there he laid Sister Caroline
On the loving breast of Jesus.
And Jesus took his own hand and wiped away her tears,
And he smoothed the furrows from her face,
And the angels sang a little song,
And Jesus rocked her in his arms,
And kept a-saying:
Take your rest,
Take your rest, take your rest.
Weep not--weep not,
She is not dead;
She's resting on the bosom of Jesus.
Deus os abençoe,
Norton Lages

Xavier, 18,9 (manhã)

Passei parte da manhã do dia 18.9 (terça) com o Xavier.
Estava assentado numa cadeira de balanço na sala. Voz firme, mente ativa, cabeça erguida.
Foi uma inspiração mais uma vez.
Ele me autorizou a escrever o que eu quiser, exceto elogiá-lo. Prometi que não o elogiaria, exceto nas situações em que ele não ficasse sabendo...
Para manter informada numa imensa comunidade de amigos e irmãos, postarei aqui informações que for tendo.
ISRAEL

domingo, setembro 16, 2007

XAVIER, UM EXEMPLO COMPLETO

UM EXEMPLO COMPLETO

Preciso narrar, no contexto da vida do Pr. Manuel XAVIER dos Santos Filho, o dia 15 de Setembro (sábado) de 2007.
Neste dia ele começou a se despedir. Na verdade, as despedidas começaram no dia 14 (sexta). Na verdade mesmo, as despedidas tiveram início há um ano e meio, quando o diagnóstico de câncer foi desvelado. Ele sempre pediu a Deus que lhe desse o privilégio de se despedir. A viagem que fez ao sul do país, onde começou o seu ministério pastoral, tivera já a mesma intenção. Assim se despedindo pregou à Assembléia da Convenção Batista Brasileira em Florianópolis (SC).
As duas últimas semanas foram intensas, no corpo e na alma. Os médicos decidiram fazer mais uma cirurgia, mas verificaram que o tumor tinha crescido muito e nada mais podia ser feito. Aos poucos foi ficando clara a percepção de que o desfecho se aproximava.
Na sexta-feira (14), depois de reunir a família, Xavier convocou a liderança da sua igreja (a Igreja Batista Memorial da Tijuca) para um encontro no seu quarto no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. No sábado, foi a vez dos amigos pastores.
Por volta das 10h30minutos, entraram os pastores no quarto 701. Ele agradeceu as presenças amigas e depois estimulou-os a permanecerem fiéis às suas vocações. Pediu que fossem lidos os 58 versículos do capítulo 15 de Coríntios e cantado o hino dos pastores ("Olhando para Cristo" ["Ruge forte contundente"...]), de João Filson Soren. Depois de uma oração, ele distribuiu chocolate para todos, como uma lembrança ("não é a Ceia do Senhor, não"-- disse) da bondade de Jesus.
Os presentes são testemunhas de que Xavier e Clenir tornaram aqueles momentos em inesquecíveis, porque todos, achando que foram edificar, saíram edificados.
O mesmo aconteceu à noite. O tempo, construído sob a sua liderança, estava cheio. Todo o culto, conduzido pela ministra de música da Igreja, Jilza Feitosa de Araújo, se compôs de cânticos e orações. Ao final, a esposa Clenir falou e, por fim, falou Xavier, em pé, por vários minutos, falando de sua gratidão a Deus por lhe permitir despedir-se dos seus amigos e desafiando ao reconhecimento de Jesus como Salvador e Senhor. Enquanto a Igreja cantava, ele se retirou para sua casa.

Até aqui narrei.
Agora, digo mais.

As palavras e os gestos de Clenir e Xavier facilitaram as coisas para os presentes. Houve emoção, mas não comoção. O palco foi mesmo ocupado, como queriam, por Jesus Cristo, o Rei dos reis.
Em resumo, Xavier disse que não desistiu de viver, mas está pronto para morrer. (A propósito, um de seus amigos disse que, com Xavier, aprendeu a viver e também a morrer.) Ele ainda ora para ser curado, mas está preparado para partir. Preparado e grato.
Momentos como estes só mesmo o Deus do Xavier (e nosso, graças e glórias a Ele) pode nos permitir fruir.
Ao final da noite, Xavier saiu da casa de Deus, para a sua casa familiar, esperando a hora da provável partida para a Casa definitiva.
Termino com uma frase, que ele detestaria ler: Xavier, você é um exemplo na vida e um exemplo na morte.
Então,

Que o Senhor te abençoe e te guarde, Xavier,
nesta hora anunciada como de morrer.
Que o Senhor sobre sua família e sobre você
faça o rosto dEle plenamente resplandecer.
Que o Senhor com sua imensa graça e poder
faça sobre você Sua bela face incandescer
e a paz-que-excede completamente te dê.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO
Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2007.

sexta-feira, agosto 17, 2007

PERDI UM AMIGO

Em memória de Darci Dusilek (1943-2007)

PERDI UM AMIGO

o que perdi foi:

um amigo de quem solitário fiquei
um amigo por cujas mãos a escada do saber escalei
e, se não fui mais alto, foi porque devidamente não escutei

um amigo de muito tempo de ter deixei
um amigo por cuja separação transitória um dia chorei
e cuja partida agora para sempre por toda a vida eu sofrerei

um amigo com quem longas conversas travei
um amigo com quem muitos sonhos partilhei
os quais aguilhoado e desolado não mais realizarei

um amigo que está com o maior Amigo, eu sei,
cantando diante da Sua beleza, como também cantarei
aprendendo muito ainda, como também muito aprenderei

um amigo a quem não mais abraçarei
um amigo com quem não me preocuparei
agora que está face a face com O amoroso Rei

e por cuja vida na minha vida sempre agradecerei

Rio de Janeiro, 17 de Agosto de 2007.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

sábado, agosto 04, 2007

Escolha a capa do meu próximo livro.





Meu próximo livro, que sairá ainda este mês, está em fase final de produção. O livro ("Academia da Alma: para uma vida cristã saudável"), que trata de disciplinas espirituais, sairá pela editora Convicção. Falta agora só escolher a capa. Qual das seguintes opções você prefere?
Mande a sua opção para
israelbelo@gmail.com

Obrigado
Israel


quinta-feira, julho 12, 2007

IGREJA CATÓLICA, A ÚNICA. E NÓS?

O papa Joseph Ratzinger homologou algumas formulações preparadas, em 29.6.2007. pela Congregação para a Doutrina da Fé, da qual ele mesmo foi prefeito (presidente) um dia.
O texto intitulado "Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a igreja" está integralmente no site do Vaticano.
Destaco algumas frases e, depois, ofereço alguns comentários:

1. "Cristo `constituiu sobre a terra' uma única Igreja e instituiu-a como `grupo visível e comunidade espiritual', que desde a sua origem e no curso da história sempre existe e existirá, e na qual só permaneceram e permanecerão todos os elementos por Ele instituídos. `Esta é a única Igreja de Cristo, que no Símbolo professamos como sendo una, santa, católica e apostólica. (...) Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele'. Na Igreja católica, (...) concretamente se encontra a Igreja de Cristo sobre esta terra".

2. "Por isso, as próprias Igrejas e Comunidades separadas, embora pensemos que têm faltas, não se pode dizer que não tenham peso ou sejam vazias de significado no mistério da salvação, já que o Espírito se não recusa a servir-se delas como de instrumentos de salvação".

3. "Como (...) a comunhão com a Igreja católica, cuja Cabeça visível é o Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, não é um complemento extrínseco qualquer da Igreja particular, mas um dos seus princípios constitutivos internos, a condição de Igreja particular, de que gozam essas venerandas Comunidades cristãs, é de certo modo lacunosa".

4. As comunidades não-católicas romanas "não têm a sucessão apostólica no sacramento da Ordem e, por isso, estão privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja. Ditas comunidades eclesiais que, sobretudo pela falta do sacerdócio sacramental, não conservam a genuína e íntegra substância do Mistério eucarístico, não podem, segundo a doutrina católica, ser chamadas "Igrejas" em sentido próprio".

Comento, indignado, confesso.

1. Para se legitimar, a Igreja Católica Romana tornou o apóstolo Pedro como o primeiro papa. Há dois problemas: não há prova histórica de que Pedro tenha sido um bispo, em Roma ou em outra cidade, no sentido que a Igreja Romana dá ao episcopado.

2. Para se legitimar, a Igreja Católica Romana toma a Ceia do Senhor (ou Eucaristia, uma linda palavra, que quer dizer "agradecimento") como o fundamento de sua fé, fundamento tal central que a cruz vai para segundo plano. Como só o padre celebrada a Eucaristia na missa, ela se torna, não mais um memorial de esperança sobre a morte e a volta de Jesus Cristo num instrumento de controle. Os elementos têm que se transbustancializar se não perdem sua força coercitiva. Como as outras igrejas não celebram a Eucaristia transbustancializada, logo não são igrejas...

3. Embora não estejam no mesmo nível da Igreja Católica Romana, as outras igrejas, especialmente as Ortodoxas, têm um lampejo de Cristianismo, mas só como pedagogo, só valendo para levar os ainda não-católicos para a Igreja Romana, onde "finalmente" serão salvos...)

4. Uma igreja "lacunosa" não é plenamente uma igreja.

5. Não está explícito, mas implícito no documento, que as igrejas protestantes, ditas "históricas", "pentecostais" ou "ultrapentecostais", não são igrejas. Quando esteve no Brasil, o papa Bento 16 colocou todo mundo no mesmo saco de "seitas". Alguns dos líderes destas "seitas" foram em bloco "conversar" em ele em São Paulo. O diálogo que não houve durou longos 15 minutos.

6. O texto, intitulado, tem 20 notas de rodapé, citando outros papas. Não há um só versículo bíblico. Não por acaso o "herege" Martin Lutero gritou que só se deixaria convencer pela Bíblia, tornada um dos pilares da teologia e prática protestante.

7. Como uma comunidade pode se afirmar como "a única igreja de Cristo", se ela propõe que seu líder (o papa) fala de modo infalível quando fala como papa, prerrogativa que nem Pedro, o suposto primeiro deles, resistido na cara por Paulo, pretendeu tal autoridade, pretensão próxima dos imperadores romanos que ostentavam status de divindades?

8. Não é "lacunosa" a igreja que mantém e justifica todo o vergonhoso e rentável sistema mariolátrico no mundo e, junto, toda a inverossímil e antibíblica doutrina da intercessão dos santos?

9. O protestante que se afirma detentor da verdade bíblica fala igualzinho a Joseph Ratzinger.

quarta-feira, junho 27, 2007

Sobre o crime cometido por uma gangue de jovens contra uma jovem senhora na manhã do dia 23 de junho, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ), a psicanalista Anna Veronica Mautner escreveu (e transcrevo parte) na Folha de S. Paulo, de 27.6.2007.

Os pais, como todos os adultos, são sim responsáveis pelas violências perpetradas por jovens, que ocorrem cada vez com maior freqüência. Somos todos culpados ou pelo menos temos a ver com o que está ocorrendo. Deixamo-nos influenciar, sem reagir, pelos efeitos da difusão de uma psicanálise fora do contexto.
Se não estivéssemos imbuídos da idéia de que a origem do erro está lá atrás, na infância, como culpar pais, monitores, babás só por terem acreditado na falácia de que dor, desconforto, vergonha, humilhação etc. são sempre letais ao ego em formação e por isso devem ser evitados a qualquer preço?
O lema é: ninguém deve se ressentir de nada, muito menos seres em formação devem ser magoados. A conseqüência dessa ideologia de tortas raízes vai, passo a passo, gerando seres incapazes de empatia, incapazes de reconhecer o outro como seu semelhante.
Pouco familiarizados com dores, vão infligi-las, sem saber o quanto vai doer.

ESTOU FORA

Em 2050 o mundo terá 9 bilhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) .
Eu gosto de gente, mas assim já é demais. Ainda bem que não estarei por aqui.

sábado, maio 26, 2007

A (IN)UTILIDADE DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

O diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o engenheiro eletrônico Carlos Henrique de Brito Cruz, disse, numa entrevista à Folha de S. Paulo (de 26.5.2007):
"A missão fundamental da universidade é fazer avançar o conhecimento e educar os estudantes. Essas atividades são relevantes em si. Não temos de ficar perguntando para que serve a aquela pesquisa, que problema ela vai resolver. Que utilidade tem descobrir que a idade do Universo é 13,7 bilhões de anos? Se procuramos utilidade disso em termos de geração de empregos, não vamos achar. (...) A universidade no Brasil precisa recuperar a convicção, que já teve um dia, de que avançar o conhecimento e educar bem os estudantes é a contribuição que a sociedade espera dela. As pessoas, depois, podem ser usadas tanto na indústria quanto nos institutos públicos."

Dá pra pensar a frase em termos de educação teológica?
Que utilidade tem -- pergunto, parafraseando o ex-reitor da Unicamp -- discutir como foi organizado o Pentateuco?

terça-feira, abril 24, 2007

Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira

Uma "Bíblia de Estudo" que tenha como focos os temas "Batalha Espiritual e Vitória Financeira", assim juntos, não é para ser usada pelos justos.
Não li e não gostei, mas fiquei envergonhado.

sexta-feira, abril 20, 2007

WALDEMIRO TYMCHAK (1937-2007), UM POEMA

Quem olha para o alto em meio ao choque da informação
("Waldemiro Tymchak acaba de falecer")
ainda vê o arco-íris com suas cores em floração
que agora se forma onde ossos olhos não podem ver.

Mesmo inacabado, posto o soneto que estou escrevendo em homenagem a Waldemiro Tymchak:

O HOMEM QUE CHORAVA PELA CAUSA CERTA

Quem olha para o alto em meio ao choque da informação
("Waldemiro Tymchak acaba de falecer")
ainda vê o arco-íris com suas cores em floração
que agora se forma onde nossos olhos não podem ver.

Perde toda a nossa humanidade um cidadão
que chorava pela causa que lágrimas precisa merecer
quando se tem no peito um missionário coração:
a sombra da graça de Deus sobre a terra se estender

No Alto, o Pai recebe o silencioso e reverso trovão
setenta anos depois de enviado para anunciar
que só em seu Filho Jesus há plena e eterna salvação

Deixa-nos o arauto um compromisso: a mesma missão:
com nosso corpo, como o seu, até à exaustão,
para que o mundo creia, o nome de Cristo proclamar.

(Israel Belo de Azevedo, 20.4.2007)

WALDEMIRO TYMCHAK (1937-2007)

Nesta madrugada de 20 de abril (que dia já triste!), faleceu Waldemiro Tymchak, por mais de 25 anos secretário-executivo da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.
Não vai sair nas páginas dos jornais, mas morreu um herói nacional. Nas palavras bíblicas aqui cabíveis, tombou um gigante, um gigante de classe mundial.
Mas ele não era um gigante por causa do cargo que ocupou com brilho por mais de 25 anos, mas por causa da visão que tinha de um mundo amado pelo Deus missionário, por causa do modo como tratava (respeitosamente sempre!) as pessoas. Estas são as marcas de um gigante, que Waldemiro Tymchak nunca ostentou, mas as teve.
Foi o que vi nos muitos encontros que tivemos, nas muitas mensagens que ouvi dele, em nossa viagem pela China (só fui, pois foi ele quem me convidou; e não vou realizar um sonho: fazer uma viagem com ele pela Índia).
P.S.: Faltou dizer uma coisa: ele amava o Seminário do Sul, onde se formou em 1965.

sexta-feira, abril 13, 2007

O QUE PENETRA EM NOSSOS CORAÇÕES

Postei a seguinte mensagem para meus alunos da Academia da Alma (www.seminariodosul.com.br/distancia):

"Estamos sempre em busca de uma teofania (um aparecimento de Deus como a Moisés na sarça).
Deus é o mesmo, mas nós não somos Moisés.
Será que, em lugar de buscar a "nossa" sarça, não queremos a sarça "de" Moisés? Deus não fala a cada um de nós de modo diferente? Se nosso amigo hora uma hora por dia todo dia, temos que orar uma hora também?"

Gosto de pensar, embora geralmente o esqueça, que a comunhão que buscamos com Deus não pode ter modelos prontos. Claro: saber como:
o irmão Lourenço orava, como Davi encontrava Deus na poesia que cantava à noite para espantar os lobos,
como Agostinho deixava Deus preencher o vazio de sua alma,
como João da Cruz mergulhava na intimidade com Deus,
como Lutero encontrou a paz com Deus enquanto lia o Novo Testamento,
como Juliana da Noruega se entregava a Deus como se entregasse seu corpo a um homem,
como Dietrich Bonhoeffer entendia sua própria na leitura da Palavra de Deus numa cela onde Deus não parecia estar,
como Thomas Merton meditava sobre o mundo a partir da sua clausura,
como José de Miranda Pinto esperava as respostas de Deus às suas orações
como Hélder Câmara reunia forças a partir sua reflexão numa cama tosca num quarto tosco,
como Alceu Amoroso Lima tirava alegria de sua disponibilidade para Deus,
como Martin Luther King Jr pensava no compromisso que sua fé lhe ditava,
como Larry Crabb teve uma conversa com a alma enquanto esperava uma cirurgia para o seu câncer,

é muito,
muito,
muito bom,
mas devemos buscar a Deus como nós somos para ser o que não somos a partir de onde estamos.

EM TEMPO: Sendo bem pessoal: Deus sabe: só a beleza (de um poema, de um canto, de uma frase, de uma onda na praia, de uma brisa na floresta, de um pássaro in/visível) penetra o meu coração, árido para outras expressões tão queridas aos outros.

quarta-feira, abril 04, 2007

AS GRAVATAS DO RABINO

Com todo respeito ao rabino Henry I. Sobel e com toda a graça que devemos desejar para ele, não dá para não suspeitar que a atitude da imprensa seria outra se o furto das gravatas fosse cometido por um pastor ou mesmo por um padre.

Leitor da Folha de S. Paulo, leio as cartas daqueles que saíram em defesa do rabino, exaltando-lhes as virtudes. Eu os saúdo sincera e efusivamente. Amigo é exatamente pra isso, não para dar as costas a quem precisa de costas que o sustentem.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

segunda-feira, abril 02, 2007

GOL MIL

O alardeado mas inexistente gol mil de Romário sobre o Botafogo no Maracanã me fez lembrar uma história de Garrincha.
Conta-se que o técnico Feola dava instruções sobre como os brasileiros deviam vencer os russos. Disse ao maior ponta direita de todos os tempos do futebol mundial que ele devia driblar um, driblar dois, driblar três e cruzar para o Vavá fazer o gol.
Depois da orientação, quis esclarecer:
-- Garrincha, alguma pergunta?
Que respondeu:
-- O senhor combinou com os russos?

Queriam o gol mil do Romário no Maracanã, no dia primeiro de abril de 2007.
Só esqueceram de combinar com o Botafogo.

segunda-feira, março 05, 2007

INDÍGENAS MORRENDO

Com tristeza, leio sobre mortes entre os indígenas, provocadas por desnutrição e dependência de drogas (incluído o álcool). O suicídio tem sido comum, especialmente no Mato Grosso.
Apesar dos eventuais equívocos dos missionários, eles levam vida e não morte, mas a Funai, ausente, se faz presente dificultando e até impedindo a entrada deles.
Também para os indígenas, Jesus é o caminho, a verdade e a vida. No entanto, como ouvirão se aqueles que os amam de fato, porque foram amados primeiro por Jesus, não lhes podem pregar?
Não deixemos os índios morrer.

sábado, fevereiro 24, 2007

O SHOW NÃO PODE SER INTERROMPIDO

Não acredito que o papa e os cardeais, e, por inclusão, arcebispos e bispos, acreditem que haja de fato intercessão dos santos. Assim mesmo continuam canonizando e santificando homens e mulheres do passado, certamente pessoas de grande piedade. O sistema precisa continuar. Já imaginaram Aparecida do Norte sem a crença que a mãe de Jesus ascendeu aos céus e intercede por quem reza por intermédio dela?
Quanto a nós, não temos também as crenças em que não cremos, mas que mantemos, porque o "show" tem que continuar?
Também não acredito que os profetas da prosperidade creiam no que pregam, mas precisam continuar pregando, para que tenham suas igrejas cheias.
Mutatis mutandis, é a mesma coisa.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

João Hélio Fernandes

A morte do menino João Hélio me fez lembrar o poema de John Donne:

"Nenhum homem é uma ilha plena em si mesma.
Cada homem é uma parte do continente, uma parte do todo.
Se uma porção de terra é levada pelo mar,
a Europa é levada, como se um penhasco fosse,
como se a casa dos teus amigos ou a tua própria fosse.
Toda morte humana me diminui, porque sou parte da humanidade.
Então não queira saber por quem os sinos dobram:
eles dobram por ti".
(JOHN DONNE -- Devotions Upon Emergent Occasions, 1623)

sábado, fevereiro 10, 2007

UM DESTINO PARA O BRASIL

Lula, nomeie quem quiser
nos ministérios quaisquer,
mas, por favor, para a Educação,
escolha apenas pela convicção,
na consciência, não no balcão,
alguém que entenda de ensino,
jovem ou maduro, homem ou mulher,
para que o Brasil comece escrever
capítulos dignos no livro do seu destino.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

sábado, fevereiro 03, 2007

DE ACORDO

"Uma oração só tem sentido se é vivida".
– Anthony Bloom

sexta-feira, janeiro 26, 2007

PASTORAS, NÃO

Reunidos em Florianópolis, em Congresso anual (ainda bem que não fui), os pastores batistas brasileiros decidiram, no dia 25/1/2007, que não aceitarão pastoras em sua Ordem (Ordem dos Pastores Batistas do Brasil). Foi pequena a diferença de votos, mas, como no futebol, importa quem venceu, mesmo que o gol tenha sido com a mão.
Na reunião, estavam presentes pastoras, porque há algumas, inscritas para o Congresso. A única saída delas é esperar mais alguns anos ou criar a Ordem das Pastoras Batistas do Brasil. (E, talvez, sejam acusadas de sediciosas!)
A outra opção é deixarem de lado suas vocações divinas, porque humanamente enxotadas (em nome de Deus -- coitado de Deus!), e se dedicarem à medicina, onde poderão ser diretoras de hospitais, ou ao direito, que lhes permitirá a presidência do Supremo Tribunal Federal.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

DIETA DA SOPA (dizem que do Incor)

De graça recebi. E emagreci.

De graça ofereço. Para quem quiser.

SOPA BÁSICA DE QUEIMA DE GORDURAS

1 Berinjela
1 Nabo
2 Maços de cebolinha
1 ou 2 latas de purê de tomate (ou tomate picado)
1 maço de aipo ou salsão
1 repolho grande
1 cebola picada
3 cenouras
2 xícaras de vagem picada

Tempere com sal, pimenta, curry, salsa, etc..., se desejar.
Corte os legumes em pedaços pequenos ou mèdios e cubra de água.
Ferva rápido por 10 minutos; então, abaixe o fogo, mantendo o ponto de fervura por aproximadamente 40 minutos. Tempere a gosto.

Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia, em momento que se tenha
vontade. Coma quando quiser, de dia ou de noite. Esta sopa queima calorias. Quanto mais se come, mais se perde. Se tomada isoladamente, por período indeterminado, você pode sofrer desnutrição.

ACOMPANHAMENTO PARA SOPA

DIA 1 -- TODAS AS FRUTAS (exceto banana)

Seu primeiro dia consistirá de todas as frutas que deseje, menos banana.

Melancia e melão têm menos calorias que a maioria das frutas.

Coma somente sopa e frutas no Dia 1.

Para beber: chá, café, suco de uva ou água á vontade, mas tudo sem açúcar.

DIA 2 -- TODOS OS LEGUMES

Coma, até que esteja farto, legumes frescos, crus ou cozidos, de sua preferência. Tente comer legumes verdes e folhosos que desejar, afaste-se de feijão seco, grão de bico, ervilhas e milho. Tome toda a sopa e coma os legumes que desejar. Na hora do jantar pode comer, se quiser, uma batata grande cozida,com manteiga.

Lembre-se: NÃO COMA FRUTAS HOJE.

DIA 3 -- FRUTAS E LEGUMES

Tome e coma quanta sopa, frutas e legumes desejar. Mas hoje você não poderá comer batata cozida. Se você tiver comido por 3 dias tudo que foi indicado e em quantidade suficiente e equilibradas, descobrirá que perdeu de 2,300 a 3,200 quilos até hoje.

DIA 4 -- BANANA E LEITE DESNATADO

Coma até 8 bananas e beba quantos copos de leite desnatado que quiser no dia de hoje, junto com a sopa. Banana tem calorias e carboidratos, proteínas e cálcio para diminuir o desejo intenso de consumir açúcar.

DIA 5 -- BIFES E TOMATES

Você pode comer nesse dia de 280 gramas a 400 gramas de bife e o conteúdo de uma lata de tomate. Tente beber de 6 a 8 copos de água para lavar e eliminar o ácido que está no seu corpo. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia.

DIA 6 -- BIFES E LEGUMES

Coma bife (até 3 bifes grandes) e legumes em quantidades razoáveis, mas o quanto desejar, MAS NÃO BATATA COZIDA. Assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez no dia.

DIA 7 -- ARROZ, SUCOS E FRUTAS

Dê preferência ao arroz integral, aos sucos (evidentemente sem açúcar) e aos legumes á vontade. Outra vez se farte. Assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez no dia.

RESUMINDO
Ao final do sétimo dia, se não tiver fraudado a dieta, você terá perdido de 4,500 a 7,500 quilos. Se tiver perdido mais de 8,200 quilos, fique fora da dieta por 2 ou 3 dias antes de recomeçar.


sábado, janeiro 06, 2007

SAUDADE(S)

SAUDADE(S)
Tenho saudade da ditadura brasileira, tempo em que só lutávamos contra os inimigos, porque sabíamos quem era os inimigos: os adversários das nossas boas causas de justiça e liberdade. Na época não brigávamos contra os amigos, como agora. Como precisamos brigar e não temos inimigos, enfrentamos os amigos. Os "generais" eram os inimigos. Tive um poema, candidato a participar num sarau de estudantes, proibido exatamente porque denunciar o poder dos generais. O poema era péssimo (felizmente eu o perdi), mas a causa era nobre. Era tudo muito claro, e nós reclamávamos. Erakos felizes e não sabíamos. Podíamos dizer que nossas gavetas estavam cheias de obras-primas, que acreditavam.
Não quero as baionetas, mas as bandeiras fazem falta.

Tenho saudade de quando Fernando Henrique Cardoso era apenas uma referência para se entender, por meio de suas obras, o Brasil e a América Latina.
Depois que virou presidente, deixou de ser importante. Ou será que não tolero a idéia de um intelectual na política?

Tenho saudade da vírgula no meio da expressão "Acorda Brasil".
Quero a gramática de volta.

Tenho saudade da semana em que, num mesmo jornal, se podia ler Alceu Amoroso Lima e Carlinhos de Oliveira num mesmo jornal. Eram indignados, mas bem-humorados.
Quero textos bem escritos.

Tenho saudade da televisão em preto e branco e que não rodava o dia todo.
Quero os brasileiros vendo menos televisão. Quero a televisão mais interessada nos brasileiros.

Tenho saudade das gerações em que ser evangélico era um compromisso. Uma palavra empenhada era uma palavra empenhada. "Evangélico" era sinônimo de honestidade no trato com as coisas particulares e com as públicas. Um político evangélico podia até não ser competente, mas era honesto. Um evangélico desejava ser íntegro. Embora jocoso, um relato antigo dá o tom: uma senhora se encontra com um colportor numa esquina e lhe pergunta por sua igreja. "Não estou mais lá: chafurdei no lamaçal do pecado. Pedi minha exclusão".
Não quero legalistas, mas quero homens e mulheres que se autocritiquem em lugar de criticar os outros.

Tenho saudade dos cultos cujo valor não era contado pelo ritmo, senão o do coração; nem pelos artistas convidados, senão pelo entusiasmo dos crentes; nem pela qualidade da música, senão pela fidelidade da palavra exposta.
Quero cultos contagiantes, não espetáculos que insuflam os egos que habitam as plataformas.
Tenho saudade das esquinas livres, mesmo escuras, e das ruas amplas, mesmo ocupadas, e não habitações do medo.